CRM homenageia médicos pioneiros de Maringá

Médicos

Quatro médicos pioneiros da região, que completaram ou estão prestes de completar 60 anos de formados, foram homenageados pelo Conselho de Medicina do Paraná, na noite de quinta-feira no auditório da Regional de Maringá.
Três são cidadãos beneméritos de Maringá: cardiologista Mário Lins Peixoto, em plena atividade aos 86 anos, o anestesiologista Fabio Junqueira Villela Pedras e o ortopedista e traumatologista Hiran Mora Castilho, fundador do Hospital Santa Rita. Completou o grupo distinguido com o Diploma de Honra ao Mérito Ético o dr. Amynthas Souza Cardim, que exerceu a profissão em Jandaia do Sul, onde fundou o hospital Senhor do Bonfim.

Morando atualmente em São Paulo e com problemas de saúde, ele foi representado na cerimônia pelo filho médico Hilton José Pereira Cardim, ginecologista com atuação em Maringá, a exemplo da sua esposa Fátima Aparecida Cardim, que é pediatra. O Dr. Mário Peixoto, também impedido de comparecer por força de viagem, foi representado pelo professor Mauro Porcu.
A solenidade de distinção ao grupo como referência ética à profissão foi conduzida pelo diretor da Regional de Maringá, Márcio de Carvalho, e pelo presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol. Além dos homenageados, seus representantes e familiares, prestigiaram o evento o conselheiro-gestor do Conselho, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, os conselheiros José Carlos Amador e Teresa Cristina Gurgel do Amaral, o assessor jurídico Martim Afonso Palma e os delegados locais da Regional Cesar Helbel, Fabíola Menegoti Tasca, Luiz Alberto Mello e Costa, Katia Hitomi Nakamura, Paulo Roberto Aranha Torres e Vicente Massaji Kira. Coube aos conselheiros Luiz Ernesto Pujol e Carlos Rocha e ao diretor Márcio de Carvalho a entrega dos diplomas.

Ao se manifestar na abertura, o diretor Márcio de Carvalho assinalou que a data como “muito especial para a Medicina do Paraná e sobretudo para a Medicina de Maringá”. E prosseguiu: “O Conselho de Medicina do Paraná tem a grata satisfação de prestar a mais justa homenagem a estes colegas que conduziram suas carreiras médicas tendo como base a conduta ética. Apesar de a Medicina passar por tempos difíceis, cite-se remuneração, competição e descaso público, os aspectos éticos têm adquirido importância cada vez maior nas atividades médicas, norteando nosso melhor caminho, o caminho marcado no altruísmo, na justiça, esta compreendida como igualdade social, e na autonomia do paciente. Carreiras como estas devem sempre servir de exemplo às novas gerações de médicos”. Na sequência, o Dr. Márcio leu os minicurrículos dos quatro homenageados (Conheça a história de cada um no fim da matéria).
O presidente do CRM-PR também destacou o histórico ético dos homenageados e a sua contribuição para o desenvolvimento da Medicina e da própria cidade de Maringá, à qual se referiu rememorando a música do compositor e também médico Joubert de Carvalho, que inspirou o título de Cidade Canção. E citou: “Joubert, que há 90 anos se formava em Medicina com a sugestiva tese intitulada “Sopros musicais do coração”, na canção original que elevou o título Maringá falava da seca do nordeste, do drama dos retirantes e de saudade. Mas tinha como essência na composição o amor e a esperança, componentes que trouxeram e fixaram aqui nesta terra estes desbravadores, que tanto orgulho trazem à Medicina, aos que a exercem e também aos que a ela acorrem e encontram o bem assistir e o confortar”. Luiz Ernesto Pujol também saudou os homenageados por terem contribuído para a fundação do primeiro curso de Medicina na cidade, na UEM.
A solenidade, que também marcou a revitalização da sede da delegacia após várias obras, foi encerrada com registro de fotos dos homenageados, familiares e representantes do Conselho de Medicina (leia mais). (Foto: Jiro Yamabe/Revista Tradição)

Advertisement
Advertisement