Conhecendo o BRDE

Confesso que nunca dei muita importância para do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extreno Sul, -,  mas ultimamente passei a interessar, para saber o quando de recursos do estado do Paraná, dos nossos impostos, portanto. Vejam aqui e aqui.
Em resumo: o capital social em 31 de dezembro último era de R$ 888.567.000,00. O BRDE é uma instituição financeira pública constituída sob a forma de convênio celebrado entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e se constitui em instrumento dos governos desses estados para o fomento às atividades produtivas da região Sul, de acordo com o decreto federal nº. 51.617, de 5 de dezembro de 1962. Sua ação é efetuada através da canalização de recursos de médio e de longo prazo para atender às necessidades de financiamento dos investimentos produtivos que se realizam na região. Os recursos repassados pelo BRDE são oriundos principalmente do sistema BNDES-Finame.
O capital social, subscrito e integralizado, está dividido em parcelas iguais entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Estas parcelas são integralizadas mediante incorporação de eventuais contribuições financeiras e dos resultados gerados em cada Estado participante, que são apurados e controlados separadamente.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement