Com quantos paus se faz uma canoa

A expressão popular original é “Vou mostrar com quantos paus se faz uma cangalha”, que tinha o mesmo sentido – mostrar quem manda.
Lembrei dela ao ler comentário de leitor, cujo nome não cito por falta de autorização, mas que poderá confirmar. Escreveu ele:
‘Os gabinetes dos vereadores de Maringá, os quais a grande maioria do nobres edis só aparecem nas terças e quintas-feiras e uma hora antes das sessões, da tranquilo para ser tocado por apenas 2 assessores’ (sic)

Concordo e acrescentaria que o salário dos assessores está fora da realidade do mercado. Então como eleitores e contribuintes que pagamos pressionar e mostrar quem manda. Não deveríamos eleger vereadores que só comparecem no horário das sessões. Vereadores deveriam dedicar, pelo 05 horas diárias do seu tempo à Câmara. Um horário bom seria das 13 às 18 horas, com os dois assessores (CCs) trabalhando das 12 às 18 horas. Quem tem atividades profissionais como médicos, agente penitenciário e outras, das quais não podem se afastar, não deveriam ser vereadores.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement