Na contramão da crise, empresa londrinense expande negócios

Enquanto vários segmentos da economia brasileira sofrem com a crise, o agronegócio continua sendo um setor que não para de crescer.
Um exemplo é a empresa londrinense Laborsolo Laboratórios. Fundada em 1988 por dois professores de agronomia da Universidade Estadual de Londrina, Roberto Antunes Fioretto e José Carlos Vieira de Almeida, a empresa focou sua atuação no agronegócio investindo em infraestrutura e processos laboratoriais e criando novas tecnologias para serem aplicadas no manejo da fertilidade do solo e da nutrição de plantas.

A Laborsolo foi responsável por mudar os conceitos de correção de solo no Brasil e a principal fomentadora do uso de calcário calcítico no País, além de popularizar o uso da análise foliar como forma de otimizar o uso de fertilizantes no campo. Sempre com foco na performance da produção, criou ainda um sistema inovador de Avaliação da Qualidade e Rating do Solo (o IQS – Índice de Qualidade do Solo), e desenvolveu e validou uma metodologia de mapeamento de Zonas de Manejo da fertilidade do solo (o SAI – Sistema de Amostragem Inteligente) usadas em todo o Brasil como ferramentas de orientação dos investimentos.
Hoje a Laborsolo é referência em análises agronômicas e ambientais. Esta expertise chamou a atenção de empresas do Paraguai, fazendo com que, depois de instalar filiais em Toledo e Passo Fundo (RS), a Laborsolo agora partisse para abrir uma unidade no País vizinho, viabilizada por um convênio com a Sustenlab/Sustentap.
As negociações que resultaram na expansão das atividades da Laborsolo para o Paraguai tiveram início em 2013. Desde então foram realizadas reuniões e visitas entre os representantes das duas empresas com o intuito de levar ao País vizinho a marca, a confiabilidade dos serviços e a experiência de 28 anos da Laborsolo do Brasil.
A Laborsolo Paraguay terá sua sede na cidade de Hohenau (Itapúa), à Ruta VI Km 38,5 e disponibilizará aos produtores todo o seu portfólio de análises e serviços. O início das operações está previsto para outubro desse ano.

Advertisement
Advertisement