Pra que eleger prefeito e vereadores?

ilustra

Por José Carlos dos Santos:

Para aqueles chatos que ficam falando porcarias sobre PT, PMDB, PSDB, PP e outras drogas do gênero. Nenhum político é santo.
Nem o PT e muito menos PMDB e os outros hoje fora do poder, mas que buscam uma brecha, por menor que seja, para mamar… A nossa Constituição de 1988 deixa o Poder Executivo refém do Poder Legislativo e só se consegue governar praticando o memorável Francisco de Assis, “É dando que se recebe…”.

Isso se escancarou com o Collor (Não que não tenha sido praticado antes) e, daí pra frente, nada segura essa corja de ladrões (se ele pôde por que nós não?), que nós, com muita boa vontade e ignorância, colocamos no poder. E hoje tudo é decidido pelo Legislativo, tanto que o Cunha manipulou a Câmara dos Deputados enquanto escondia dos seus pares que estava ficando com a parte maior do resultado de “tanto trabalho”.
Nossa vida é decidida por estes espertalhões que fazem as leis de acordo com os seus interesses ou dos financiadores das suas campanhas. Temos exemplos às centenas. Do jeito que a coisa está, não importa quem esteja no poder, tudo vai ser decidido pelo “toma lá, dá cá”. Tenho minhas dúvidas que vamos resolver isso pelas eleições. A coisa está tão viciada que uma das poucas iniciativas populares, a lei da ficha limpa, até hoje está sem regulamentação total e, pelo que o ministro do Supremo disse dia desses, “pode ser a qualquer momento…”. Enquanto isso os nobres pares já estão com leis prontas para brecar as investigações que estão revelando a cara deste país de ladrões, que roubam a merenda escolar, saúde pública, educação, segurança, estatais e todas as demais áreas.
Gostaria de ter uma solução para indicar e iniciar uma cruzada pelo meu bairro, minha cidade, estado e até pelo país afora, mas pensar em que, intervenção militar? Os caras estão tão enfraquecidos (vejam os salários que estão recebendo e as condições da caserna) e até as lideranças já não são mais as mesmas, temos cada oficial do alto escalão falando cada abobrinha que dá pena… “de nós”. Mirem-se no exemplo (ao invés das mulheres de Atenas) nos Bolsonaros soltos por aí e falando tudo o que o povo “quer ouvir”, mas quero ver na hora de agir. Vai fazer exatamente o que todo mundo faz, ignora o povo que inocentemente o apoia, ou quem sabe, apesar de cheio de boas intenções, é guiado por um grupo que neste momento estrategicamente não aparece e que depois, dará as cartas também em benefício próprio e dos seus coniventes. Estamos num beco sem saída, onde vergonha na cara se extinguiu há séculos.
Entendo que a OAB se silencie, pois a dúvida que a lei cria, está deixando advogados milionários e os poucos idealistas que restam, são minoria e nada podem fazer, aliás se, se propõem a fazer, não tenho conhecimento e nem a maioria da população. Entendo ainda que a ABI também está na mão dos grandes veículos de comunicação e de novo, um ou outro que sobra, nada podem fazer, como cachorro bravo acorrentado. Não consigo entender que a CNBB não faça nada, apesar de todo o esforço do Papa Francisco em escancarar as portas da igreja na defesa do ser humano humilhado e inferiorizado e infelizmente não podemos nos focar apenas nos pobres economicamente. Há milhões de pessoas que tem boa condição financeira e estão sendo humilhadas dia e noite em todos os cantos no Brasil. Outros que estão a procura de um emprego decente, mas é mandado pra escanteio pois “estamos em crise” assim é mais vantajoso (que nem sempre estão tão mal como apregoam) para muitas empresas trocar os funcionários que tem um salário maior por outros desesperados que se dispõem a ganhar menos, mas ter o que levar para casa, mesmo sem cobrir todas as suas necessidades. Será que ainda demora para vermos os padres e principalmente os bispos deixaram o conforto das casas paroquiais, do comodismo com o rebanho das suas paróquias onde falar de política é proibido ou palácios episcopais que pelo menos 99,99% dos católicos da diocese nem sabem onde fica ou para que serve. E onde estão as outras religiões cristãs e não cristãs que também nada fazem, sendo que algumas são ainda piores que o poder legislativo e se preocupam apenas no esforço de vender vassouras abençoadas ou perfume de Jesus e nem pensam nas pessoas que cegamente deixam a necessidade premente da sua família para depois, para poder resolver seus problemas familiares e financeiros, tirando apenas vantagem da “fé que professa”.
Finalmente, fica a pergunta: por que precisamos eleger um novo prefeito e novos vereadores? Para que tudo continue como está, ou seja, o executivo, seja ele de que partido for, vai compor com o legislativo montar ou comprar uma bancada de apoio e assim aprovar todas as leis que precisa para tocar a sua vida, seus negócios e dos seus parceiros em frente? O povo? Que povo? Acabou a eleição não se precisa mais dele. Que se danem. Será que você concorda com este desabafo? Tenho certeza que é também o seu. Por que ter vergonha de falar o que pensa? Acrescente seus comentários, mas por favor, não perca tempo para generalizar, vagabundos e ladrões estão em todos os partidos.

Advertisement
Advertisement