A última do Ricardo Barros: para ele, os homens’ trabalham mais do que as mulheres’

Ricardo-Magda

O maringaense Ricardo Barros (PP), deputado federal licenciado e ministro interino da Saúde, cada vez mais nos enche de orgulho e consolida o título de Magda do Planalto. Agora, disse que os homens procuram menos o atendimento de saúde porque “trabalham mais do que as mulheres e são os provedores” das casas brasileiras.
Além de acreditar que os homens “possuem menos tempo” do que as mulheres, o ministro considerou que os homens fazem menos acompanhamento médico por uma questão de hábito e de cultura.

Segundo Julia Lindner, de O Estado de S.Paulo, Barros divulgou hoje uma pesquisa realizada pela pasta que revelou que 31% dos homens afirma não possuir o hábito de ir às unidades de saúde para buscar auxílio na prevenção de doenças. O levantamento foi feito em 2015, por telefone, com 6.141 homens cujas parceiras fizeram parto no SUS. A pasta não fez uma comparação em relação às mulheres.
Apesar da declaração do ministro, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que as mulheres trabalham mais do que os homens. Em 2004, elas trabalhavam quatro horas a mais que eles por semana, quando se soma a ocupação remunerada e o que é feito dentro de casa. Em um década, a diferença aumentou mais de uma hora.
Em 2014, a dupla jornada feminina passou a ter cinco horas a mais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Nestes dez anos, por outro lado, os homens viram sua jornada fora de casa cair de 44 horas semanais para 41 horas e 36 minutos. A jornada dentro de casa permaneceu em 10 horas semanais.
O programa do Ministério da Saúde do pré-natal para homens busca reduzir a diferença de sete anos entre a expectativa de vida entre homens e mulheres e aproximar os pais durante a gestação. Um projeto piloto da iniciativa já existe há um ano, com treinamentos para os chamados “multiplicadores” (que podem ser gestores, psicólogos, assistentes sociais, médicos ou enfermeiros). Eles recebem um treinamento para propagar o projeto em seus Estados. Leia mais.

Advertisement
Advertisement