Janene dava dinheiro para bancada toda, diz ex-assessor do PP ao juiz Sergio Moro

genu

O ex-assessor parlamentar João Claudio Genu (foto), réu da Lava Jato, afirmou em depoimento na última quinta-feira, 23, que entregou propina ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, primeiro delator da grande operação anticorrupção.
Moro questionou Genu se sabia se havia dinheiro ‘direcionado para outros políticos’. “Sabia. Desde 2004, o Janene dava dinheiro para bancada toda”, declarou Genu, preso na Lava Jato. A informação é de Fausto Macedo, no Estadão.

O ex-assessor foi interrogado em ação penal que responde por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo valores desviados do esquema de corrupção na Petrobras.

Paulo Roberto Costa

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Petrobras, com o hoje ministro Ricardo Barros, tesoureiro-geral do PP

A força-tarefa aponta que o ex-assessor parlamentar teria recebido R$ 6 milhões do esquema, mesmo enquanto era julgado pelo Supremo Tribunal Federal no Mensalão.
Ao juiz da Lava Jato, Genu declarou que, a partir de 2007, passou a trabalhar diretamente com Janene e recebia remuneração de R$ 50 mil mais as despesas que tinha. Segundo Genu, ele era responsável por organizar ‘tudo o que o Janene fazia’.
Durante o interrogatório, o ex-assessor afirmou que sabia da existência do esquema de corrupção e propinas da Petrobras. Genu relatou que recebeu dinheiro de entregadores do doleiro Alberto Youssef para entregar ao Paulo Roberto Costa na época em que o executivo era diretor da estatal.
As investigações apontam que Genu era um dos beneficiários e articuladores do esquema de desvio de recursos da estatal petrolífera, recebendo um porcentual fixo da propina destinada ao PP.
De acordo com os procuradores, o ex-assessor permaneceu ‘associado de forma estável e permanente à organização criminosa que vitimou a Petrobras pelo menos até a deflagração da Lava Jato em 17 de março de 2014’.
Em nota, o PP se manifestou: “O Partido Progressista reitera que não compactua com atos ilícitos e acredita no trabalho da Justiça para esclarecer os fatos. Assessoria”.

Advertisement
Advertisement