Manifesto por democracia na política em Maringá

psol

O PSol de Maringá divulgou hoje um manifesto com o seguinte teor:

“O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado” (Albert Einstein).
“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade” (Albert Einstein).
Os valores de uma sociedade são constitutivos dos atos humanos na realização da política, cujo alicerce deveria ser o bem comum.

A democracia é um dos valores que a sociedade burguesa conseguiu estabelecer como marco ideário de vida social, sendo materializada na divisão entre três poderes de Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário), cada qual com uma função específica. Dentre a forma de organização do Estado está presente a política, que é constituída por leis e normas que regem as atividades das mesmas por meio de partidos, com eleições regulares, permitindo a sociedade uma participação direta na escolha dos dirigentes (executivo e legislativo), pois o princípio estabelecido é o da representatividade política. Isto implica em afirmar que o povo legalizada promulga o direito do exercício mandatário por escolha eleitor em eleição direta, mas dentre um programa de governo previamente debatido com a sociedade. Fernando Sabino escreve que “democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.”A eleição é o precesso final do debate e o ponto de chegada dos eleitos.
O marco legal permite a inscrição de partidos nos pleitos eleitorais, mas traz a excrescência da inclusão casada com a exclusão. Há neste processo a negação do debate no interior da sociedade, momento impar do processo eleitoral, em todo o território nacional, pois partidos inscritos são excluídos do debate com a sociedade pelas mídias (concessões públicas) que invocam o “direito” legal da exclusão, negando a sociedade o direito de conhecer os programas dos candidos que postulam o cargo no executivo. Como escreveu José Saramago, nossa sociedade vive uma democracia sequestrada, condicionada e amputada, pois tudo se discute, mas não a democracia, que está aí como mera “referência” de valores sociais.
Para que a sociedade possa exercer seu livre poder de voto, o PSOL torna público a nota de desagravo às emissoras de TV (concessão pública) que nega o pleno exercício da democracia convidando todos os candidatos a cargos majoritários para exporem seus programas e compromissos sociais com a cidade por meio de entrevistas e debates. Dessa forma, a democracia se fará, de fato, deixando a parcialidade e os interesses estranhos à democracia de lado para a bem da sociedade.
Democracia é um ato coletivo e se faz com a sociedade para o bem público.
PSol Maringá

Advertisement
Advertisement