Ministro da Saúde usa agenda oficial para fazer campanha no Paraná, informa a Folha

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), fez promessas em atos de candidatos a prefeito no Paraná e participou de eventos eleitorais em dias de agenda oficial.
A resolução em vigor da Comissão de Ética Pública da Presidência proíbe aos ministros fazer promessa cujo cumprimento dependa do cargo, prejudicar o exercício de suas funções e recorrer a evento oficial para viajar com propósito eleitoral.

Em visita à cidade de Colorado (PR) no último final de semana, Barros afirmou que o presidente Michel Temer havia pedido “para não fazer campanha” durante o processo de impeachment, de modo a não “incomodar os senadores”, mas a situação mudou, segundo o ministro, na reta final das eleições.
“Mas agora [Temer] liberou a gente e eu vim correndo para falar com vocês”, disse Barros, em vídeo publicado por um candidato em rede social.

FSP

A agenda oficial do ministro na sexta (23) anunciou apenas uma visita a um hospital em Apucarana(PR).
Postagens, vídeos e fotografias publicados na internet mostram a presença dele em eventos eleitorais que não foram divulgados no site do Ministério da Saúde.

O dia começou em Floraí ao lado da candidata a vice-prefeita Edna Contin (PP).
Em uma foto, quando a dupla entra em uma farmácia para pedir votos, o relógio no braço de Edna registra 8h55.
Em seguida, Barros participou de outra caminhada, na vizinha Mandaguaçu, ao lado do candidato Dr. Gargantini (PSDB).
Em entrevista à Folha, Gargantini disse que o ato começou “por volta das 9h” e durou entre uma e duas horas.
Os próximos compromissos do ministro do governo Temer foram nas campanhas dos candidatos Volpato (PSDB), em Sarandi, e Martini (PP), em Marialva.
À tarde, Barros compareceu ao comitê de Ivonéia Furtado (PPS), candidata em Mandaguari. Em vídeo, ele disse que estava “a caminho” de evento oficial.
Já em Apucarana, local de agenda oficial do ministro, Barros foi recebido por Beto Preto (PSD), candidato à reeleição. Em texto distribuído à imprensa, a assessoria do prefeito informou que “mais uma reivindicação do prefeito Beto Preto foi atendida por Barros, que anunciou um aporte de recursos na casa de R$ 1,69 milhão por ano para o hospital” da cidade.
O ministro encerrou o dia com novo compromisso eleitoral. Às 18h, conforme registra imagem do relógio do candidato de Sabáudia, Almir Batista (PDT), ele participou de caminhada e fez discurso.
As cidades ficam na região de Maringá, reduto eleitoral de Barros e onde seu irmão, Silvio (PP), concorre à prefeitura.
Na quinta-feira (22) e nesta segunda (26), também se valendo de compromissos em agenda oficial para permanecer no Paraná, o ministro participou de campanha nas cidades de Colombo, Cianorte e São José dos Pinhais, entre outras. Leia mais

Advertisement
Advertisement