Secretário de Richa, pepista de Mandaguari recebe multa

cileninho

A Justiça Eleitoral condenou o ex-prefeito de Mandaguari e atual secretário do Planejamento do Paraná, Cylleneo Pessoa Pereira Júnior, o Cileninho (PP), a pagar uma multa de R$ 50 mil Ufirs (cerca de R$ 150 mil), por divulgação de pesquisa falsa durante a campanha eleitoral.

De acordo com a sentença, Cileninho teria usado o aplicativo WhatsApp para divulgar números que apontavam a enfermeira Ivonéia Furtado (PPS) na frente de Romualdo Batista (PDT) e ele teria usado o nome do Instituto Paraná Pesquisa, que na mesma semana desmentiu o ex-prefeito, alegando não ter realizado nenhum trabalho de coletas de informações em Mandaguari no ano de 2016. Batistão venceu a eleição em Mandaguari com 51,69%. O ex-prefeito vai recorrer da sentença.
Em sua defesa, Cileninho alegou não ser candidato e disse à Justiça que apenas recebeu os números e compartilhou com algumas pessoas. Em resposta para a Justiça, o Facebook que é proprietário do WhatsApp fez o rastreamento e revelou que as mensagens com a falsa pesquisa saiu do celular do secretário.
Cileninho irá responder pelo artigo 33, parágrafo quarto da Lei 9.504/1997, que diz: A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de 6 meses a 1 ano e multa no valor de 50 mil a 100 mil Ufir. (Via Correio de Notícias)

Advertisement
Advertisement