Operação Mortalha

cigarro

Uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal prendeu 14 pessoas envolvidas num esquema de contrabando de cigarros, na manhã de ontem, na região de Bauru (SP). As ações se estenderam a Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná.
A Operação Mortalha – o nome é referência ao papel que envolve o tabaco – é resultado de cinco meses de investigação para desarticular a organização criminosa que distribuía em São Paulo os produtos contrabandeados do Paraguai.

Segundo a PF, além das 11 pessoas presas em decorrência de mandatos de prisão preventiva, outras três foram detidas após serem flagradas com cigarro contrabandeado. Foram cumpridos ainda oito mandatos de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão. Os investigados vão responder por contrabando e associação criminosa. Cerca de 100 policiais federais atuaram na ação, realizada simultaneamente nas cidades de Bauru, Arealva, Ourinhos, Promissão e Lins, em São Paulo, e Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, no Paraná.

De acordo com a PF, a quadrilha usava barcos para transportar as cargas de cigarro pelo rio Paraná até o lado brasileiro. Além do transporte rodoviário, a organização usava pequenos aviões para levar o cigarro mais perto dos pontos de distribuição. Em muitos casos, as aeronaves pousavam e canaviais e pistas de pouso clandestinas. Durante a investigação, 16 pessoas já haviam sido presas e foram apreendidos cerca de 700 mil maços de cigarros, além de 15 veículos, entre caminhões e carros usados para o tráfico. (Via Estadão)

Advertisement
Advertisement