Ontem, na avenida Brasil

Ulisses

Saí para minha caminhada matinal, por volta das 10 horas, e desta vez decidi andar pela avenida Brasil, e acompanhar os movimentos das campanhas. Logo de cara nas proximidades da Americanas, vi a campanha de Ulísses, animada.
Decide caminhar em direção à Operária e me deparei com Dirceu Oscar de Matos, e confundi, achando que ele estava com o 12 do peito.

Engano, era 11 e logo vi outros CCs, inclusive Herculano Ferreira, todos caminhando, digamos, meio desanimadamente. Mais à frente, Mário Hossokawa conversando com dois comerciantes, que ouviam sem muita animação.
Fui e voltei da praça da Pedro Taques e logo depois da Herval, em direção à Duque de Caxias, um contingente razoável de cabos eleitorais do 11, boa parte de Ccs, fazia uma espécie de corredor polonês, com um certo constrangimento. Passei por uma senhora, já idosa, que estava enrolando a bandeira discretamente e saía de fininho. Perguntei-lhe: Desanimada? Não, o 12 não ganha de jeito nenhum. E completou: mas quem sabe é Deus.
Fui até a Duque e voltei. Aí o desânimo era visível. Passei por Crispim que dizia para um senhor algo assim: ‘estamos ganhando de 5 a 0’. Vi Herculano e outros CCs, meio sem graça, sorriso amarelo. Passei novamente pela turma do 12 e o ânimo era bem maior. Vi uma menina, de uns 18 anos, agitando a bandeira e gritando: ‘Vamos limpar a prefeitura’, do outro da pista sentido Operária. Fui até a praça, voltei.
Conversei com correligionários, passei por Ulisses, que conversava com uma pessoa, mas fez questão de vir me cumprimentar. Conclusão, pelo que senti nas ruas a pesquisa está certa. Mas o jogo não acabou e como um placar de 2 x 0, um gol do adversário pode dar um ânimo, para uma difícil, mas não impossível, virada. Portanto, foco e atenção é o que se recomenda, neste momento, para as duas campanhas.
De minha parte, continuo analisando as propostas dos dois candidatos. Decidirei meu voto no sábado, dia 29.
PS: Ouvi um carro de som, trio elétrico, onde o locutor dizia dentre outras coisas que Silvio Barros fez o Contorno Norte, as Upas e outras obras feitas pelo governos Lula e Dilma que eles tantos desprezam, agora, querendo dizer que apoiam Ulisses. O candidato não estava presente, pois sendo sábado, ele, por razões religiosas, dedica a Jesus Cristo, de quem seria parceiro na manutenção do território de Maringá, segundo deu a entender no vídeo aos pastores.
Alino Rebouças, colaborador interino

Advertisement
Advertisement