Ulisses, o menino que mandava notícias

ulisses

Por Júlio Cesar Rodrigues:

Corria o ano de 1986. Recém-chegado a Maringá, onde ingressara no curso de Direito da UEM, fui pedir emprego no O Diário querendo ser redator e repórter. Para impressionar o editor, coloquei de baixo do braço um exemplar da Folha de São Paulo.
Fiquei algumas horas na redação até que ele me chamou para conversar. “Você lê sempre a Folha?”, me testou. “Claro, especialmente os artigos de Clóvis Rossi, Carlos Heitor Cony e Gilberto Dimenstein”, respondi, repetindo nomes que havia apenas decorado.

A estratégia deu certo. Ângelo Rigon, o editor, resolveu apostar no jovem abusado dando-lhe uma oportunidade, digamos, não muito glamorosa: fazer o plantão policial. Mas foi o começo de tudo. Um ano depois eu já escrevia sobre política e respondia por uma coluna no jornal.
Foi quando o principal personagem dessa história entrou em cena. Membro da juventude do PDT, o então menino Ulisses Maia me procurava semanalmente para mandar notícias do seu partido e do seu irmão, Ricardo Maia, que mais tarde viraria deputado. Ele era ao mesmo tempo um entusiasmado ativista político e uma espécie de assessor de imprensa do partido. Acabou virando uma das minhas fontes e, depois, meu calouro no curso de Direito.
Éramos dois jovens idealistas: eu, com pouco mais de 18 anos, aprendendo a fazer jornalismo; ele, com 16 ou 17, aprendendo a fazer política.
Depois de formado, retornei a Arapongas, minha cidade natal, onde fui exercer a advocacia, mas nunca deixei de acompanhar as notícias de Maringá e a trajetória dos vários personagens da minha antiga coluna. De longe, vi a ascensão daquele menino que me mandava notícias e que agora é o prefeito eleito da Cidade Canção. A vitória de Ulisses não me surpreendeu: o sonho de um dia conduzir os destinos de Maringá sempre esteve no olhar daquele jovem.
Parabéns, Ulisses!
Que a sua Administração tenha o entusiasmo e o idealismo daqueles bons e velhos tempos…
____________
(*) Julinho, pessoa de grande caráter, foi repórter em Maringá (O Diário e TV Cultura)

Advertisement
Advertisement