Sociedade, transparência e contas públicas

transparência

Por Vanderlei Amboni:

Escreveu Einstein que a sociedade fornece ao indivíduo “comida, roupa, casa, instrumentos de trabalho, língua, formas de pensamento, e a maior parte do conteúdo do pensamento; a sua vida foi tornada possível através do trabalho e da concretização dos muitos milhões passados e presentes que estão todos escondidos atrás da pequena palavra ‘sociedade'”.
Para poder administrar a sociedade, a transparência nos atos públicos é imprescindível, pois os homens em sociedade constroem uma dada representação da sua organização social, que é o Estado, para fazer a gestão da vida social em todas as suas dimensões.

Esse elo de ligação deve estar presente na transparência dos atos do poder público, publicizando seus atos na totalidade.
O sistema político pode ser alternado de quatro em quatro anos, por isso, cada novo gestor deve ter uma radiografia dos atos praticados pelo gestor anterior, pois as contas mostram a aparência dos atos, nunca sua essência. A auditoria deveria ser obrigação de cada gestor, para apurar o processo de gestão e dar garantias da legalidade dos atos praticados. Caso encontre desvios de conduta, as penas da lei. Isso tornaria os tribunais de conta dispensáveis da vida pública, pois neles, muitas vezes prevalece o interesse político. A responsabilidade com a sociedade deveria ser respaldada com atos de auditoria das gestão do erário, pois este é formado de forma imposta à mesma e, como tal, deve ser devolvida a mesma na forma de serviços públicos.
_______
(*) Presidente do PSol em Maringá

Advertisement
Advertisement