Atenção ao diabetes

A Unimed Maringá, por meio do Centro de Medicina Preventiva promoverá na próxima quinta-feira, 17, a 6ª Edição do Dia de Atenção ao Diabetes. O evento é destinado ao público diabético, seja ele cliente ou não da cooperativa.
Na 6ª edição do Dia de Atenção ao Diabetes, os participantes poderão aferir glicemia capilar, ver a quantidade de açúcar presente nos alimentos e esclarecer dúvidas sobre exames específicos. Haverá orientações sobre cuidados com pés diabéticos e demonstração de sapatos mais adequados para pessoas que tem a doença.

De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde, o diabetes atinge aproximadamente 422 milhões de adultos em todo o mundo. Como a maior parte dos casos estão diretamente ligados aos fatores comportamentais e estilo de vida, são passíveis de prevenção.
Estima-se que 2 milhões de novos casos são descobertos por ano. Porém, a questão fica ainda mais séria quando se trata de pessoas que são afetadas pela doença, mas que não sabem. Acredita-se que, a cada ano, 7 milhões de pessoas desenvolvem a diabetes, mas deixam de ser diagnosticadas, ou seja, tem a doença, mas não sabem. Além disso, calcula-se que 174 bilhões de dólares são gastos, anualmente, com o tratamento de diabetes no mundo.
Por conta dos dados alarmantes, e por ser uma doença silenciosa, é que a Unimed Regional Maringá promove há anos o evento, que tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, controle da doença e complicações, além de orientar diabéticos sobre os hábitos adequados.
Uma empresa de adoçantes participará da ação oferecendo degustação de bolos e cupcakes sem açúcar, além de suplementos que ajudam a melhorar o controle do diabetes. Sucos e sorvetes, também sem açúcar, serão distribuídos e cada participante ganhará um copo demonstrativo com a quantidade do produto presente em muitas bebidas. Haverá ainda atividades físicas como yoga adaptada, treinamento funcional e aula de ritmo, e sorteio de brindes.
O evento será realizado a partir das 14h, no Ginásio Valdir Pinheiro, localizado na Vila Olímpica de Maringá, é aberto ao público e todas as atividades são gratuitas.

Advertisement
Advertisement