Maringá também tem o painel ‘Colheita da Laranja’

Painel

O painel Colheita do Café, que ficava na parede dos fundos do Bar Colúmbia, que pertenceu ao ex-prefeito Américo Dias Ferraz, e depois de tombado aguarda remoção para local em que possa ficar em exposição pública, não é o único trabalho do Atelier Artístico Moral em Maringá.
A residência onde reside o ex-deputado Lindolfo Junior, na Zona 2, também possui um painel sobre a colheita da laranja feita pelo ateliê, que funciona até hoje no mesmo endereço, em São Paulo.
O ateliê, de Waldemar Moral Sendin, já falecido, foi o mais famoso artista de pintura em azulejos em São Paulo, junto com seus irmãos Armando e Estrela. Não raro os trabalhos eram executados em azulejos e tintas vindos de Portugal. Há painéis espalhados em várias cidades do país, em especial na capital e no interior paulista.

Painel

Ao contrário do painel Lavoura do Café, o da casa em que mora Lindolfo está completo, inclusive com os azulejos que confirmam a autoria. O trabalho, formado por 110 azulejos deve ter sido realizado também nos anos 50, e está na área externa da residência. Supõe-se que existam outros em Maringá, também produzidos na época de grande crescimento econômico da região, provocado principalmente pela agricultura.

Lindolfo-painel
Advertisement
Advertisement