Um ano depois da crise, água da Sanepar vem com gosto e cheiro

Sanepar

A Sanepar emitiu nota há pouco confirmando que foram detectados gosto e cheiro na água proveniente do rio Pirapó e que abastece Maringá.
“Técnicos da empresa coletaram amostras da água para realização de análises específicas. A suspeita é de que microalgas presentes na água bruta tenham provocado o odor e sabor”, diz a nota.

Algo semelhante aconteceu em 2014, anunciou-se que as microalgas vinham de criadouros localizados à beira do rio. Há cerca de um ano a cidade viveu o caos por conta da falta de água; somente agora começaram as obras para evitar que a situação se repita.
A companhia informou que tomou todas as providências e que o problema já foi resolvido, “mas é possível que alguns moradores ainda sintam as alterações por conta da água armazenada nos reservatórios domiciliares”. Segundo a empresa, a água distribuída é absolutamente segura e não representa nenhum risco à saúde.
De acordo com a Sanepar, os resultados de todas as análises rotineiras de potabilidade, realizadas de hora em hora, estão dentro dos parâmetros exigidos pela Portaria nº 2.914, do Ministério da Saúde.
A Sanepar se reuniu, nesta manhã, com o Instituto Ambiental do Paraná, a Polícia Ambiental, a Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente do município para esclarecimento da situação e definição de ações visando identificar a origem do problema. Técnicos da empresa continuam monitorando o rio Pirapó e realizando novas coletas de amostras para análises de controle de qualidade.

Advertisement
Advertisement