Maringá lidera ranking das 100 grandes cidades do Brasil

Maringá

Reportagem de Valéria Bretas publicada nesta manhã no portal da revista Exame divulga resultado de estudo da consultoria Macroplan que coloca Maringá como líder entre as 100 melhores grandes cidades do Brasil.

Das 10 grandes cidades com melhor desempenho no ranking, oito são da região sudeste. Maringá superou as paulistas Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Franca e Campinas.
Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Os pesos dos indicadores e das áreas que compõem o índice foram divididos da seguinte forma: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança.
O ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local.
Na área de saúde, por exemplo, Maringá ficou na 5ª posição entre as 100, com um índice de 0,686. O que, segundo a análise da Macroplan, significa que a cidade tem elevada cobertura de atendimento básico, baixa taxa de mortalidade infantil e elevada proporção de bebês nascidos vivos. Leia mais.

Advertisement
Advertisement