Prefeitura divulga logo

logo

A Prefeitura Maringá definiu uma logomarca inspirada na Maria Fumaça e o slogan “Histórias que constroem” para marcar as comemorações dos 70 anos de fundação da cidade.
A logo foi criada pela Diretoria de Comunicação e será aplicada em todos os eventos de organizações públicas e privadas que vão integrar a programação oficial do aniversário.

A ênfase à locomotiva na sugestão de logomarca remete ao trem, o meio de transporte mais popular à época da colonização. A perspectiva da máquina, que se avoluma à direita, cria a sensação de movimento. A leitura visual imediata sublinha o perfil da Catedral como elemento importante da cidade, mas não se impõe na criação artística exatamente pela ideia de introduzir nas comemorações dos 70 anos um símbolo que remete ao pioneirismo, a Maria Fumaça.
“Foi a bordo de trens, e menos em ′jardineiras′ e outros veículos, que pioneiros começaram a desembarcar em Maringá no início da década de 1950, mais precisamente em janeiro de 1954, quando a locomotiva 608, oriunda de Curitiba, conduzida pelo maquinista José Mariano, manobrou composições na ferroviária recém-construída. Era o primeiro trem de passageiros que, oficialmente, chegava à cidade”, explica o secretário de Cultura, Rael Toffolo.
Outro elemento valorizado na logomarca são as árvores. Pertencentes à florestas da mata atlântica, muitas foram derrubadas no período da colonização para dar lugar às primeiras vilas e também plantações de café. Ao longo da história da cidade, se tornaram sinônimo de beleza e de qualidade de vida. Protegidas, constituem diversos parques, praças e áreas de lazer em diversas regiões da cidade, pontos de encontro dos maringaenses.
O planejamento das festividades é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) e envolve todas as pastas do município. A intenção é estimular a realização de atividades celebrativas durante o ano todo e não apenas na semana do dia 10 de maio.
Organizações da sociedade e veículos de comunicação interessados em participar da programação oficial dos 70 anos de Maringá podem entrar em contato com a Gerência de Eventos da Semuc pelo telefone 3218-6117. (PMM)

Advertisement
Advertisement