Para que serve uma CPI…

Parque industrial

… numa Câmara Municipal, como as recentemente criadas, em Maringá? Teoricamente, para que os vereadores tenham mais força para exercerem o principal papel de um edil, que é o da fiscalização.

A CPI dará mais poderes, de investigação similares aos judiciários, a fim de apurar, por prazo certo; fato ou fatos determinados, ligados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública por seus administradores; podendo encaminhar as suas apurações ao Ministério Público, para que se promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
Na pratica, a intenção de alguns vereadores pode não ser bem esta. Uns podem buscar motivo$ para mudar de opinião. Outros por sofrerem pressão, não apuram nada. Mas há sempre a esperança de que todos os integrantes sejam sérios e honestos. É preciso lembrar, no caso de Maringá, que as CPIs do terminal e do parque industrial foram criadas para apurar possíveis irregularidades cometidas pelas administrações Barros/Pupin e Pupin/Barros e não para pressionar a atual administração, como parecem que alguns já insinuaram.
Querer passar um atestado que no Parque Industrial está tudo bem, com pequenos problemas e atrasos provocados agora, depois de janeiro. Insinuar que o atraso nas obras do terminal pode ser debitado à nova administração é má-fé e sinal de ‘caudas amarradas’ com chefão. Político precisa demonstrar por atos e ações que é honesto. Não basta posar de bonzinho, diferente. Podem enganar aos incautos, não as pessoas minimante ligados e que conhecem o meio e tenham nível intelectual normal.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement