Projeto de Medicina da Uningá avalia desenvolvimento de crianças e adolescentes

O projeto de antropometria desenvolvido há mais de três anos por professores e alunos do 3º ano de Medicina da Uningá, como parte dos conteúdos da disciplina “Saúde da Criança e Adolescente”, tem possibilitado que milhares de crianças e jovens de Maringá e região sejam avaliados em seu crescimento e desenvolvimento.

O projeto é executado todos os anos no final de cada bimestre e em cada fase o atendimento dirige-se a uma faixa etária da população infantil. Os estudantes recebem a teoria em sala de aula e aplicam o que aprendem em seminários e visitas a escolas, centros de educação infantil, instituições assistenciais e em mutirão aberto à comunidade.
A faixa da população atendida divide-se em três fases. A primeira, no período neonatal, crianças recém-nascidas até 28 dias; a segunda, crianças de 4 meses a 5 anos incompletos e a terceira é a fase da adolescência, que vai até os 20 anos de idade. Os estudantes fazem avaliação de peso, altura e desenvolvimento psicomotor, analisando os coeficientes de desenvolvimento, avaliação do recém-nascido e amamentação.
De acordo com a professora responsável, a médica pediatra Mariane Arns, o projeto possibilita o mapeamento das situações de risco em que as crianças e adolescentes possam se encontrar. Segundo ela, é comum verificar deficiência nos índices de desenvolvimento por desnutrição de micronutrientes (vitaminas e minerais) ou energético-proteica. “A falta dos micronutrientes, por exemplo, pode levar a criança a ter deficiência cognitiva e dificuldades de aprendizagem”, explicou.
Segundo a médica, os dados levantados são disponibilizados às instituições visitadas “e nós acreditamos que o trabalho possa resultar na adequação de políticas públicas para resgatar as crianças vulneráveis e melhor atender a essa população”. Além dos dados disponibilizados aos estabelecimentos, as famílias dessas crianças e jovens também são orientadas.
Na próxima quarta-feira, 12, o projeto será aplicado no Centro de Educação Infantil José de Anchieta, no Jardim Laodiceia. O projeto já atendeu dezenas de estabelecimentos escolares e também entidades sociais de Maringá, Sarandi, Paiçandu, Mandaguaçu e Marialva.

Advertisement
Advertisement