Feira terá eventos gratuitos

logo-expoingá

Com o objetivo de difundir novos conhecimentos e promover o aperfeiçoamento técnico para produtores, trabalhadores, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, a Expoingá 2017 conta com uma extensa programação de cursos, palestras, workshops e encontros técnicos durante os onze dias de sua realização.

Com a programação já acertada, a Sociedade Rural de Maringá, realizadora da feira, convida os interessados a se inscreverem e participar desses eventos, que visam melhorar as atividades no campo e promover o fomento do agronegócio.
Dentre os cursos estão aqueles promovidos em parceria com o Sindicato Rural de Maringá e Faep/Senar. Os temas abordam desde a produção artesanal de alimentos, com produtos derivados do milho e do leite, até técnicas de manejo na bovinocultura e ovinocultura de corte, aplicação de agrotóxicos e operação e manutenção de tratores agrícolas, entre outros.
Segundo o supervisor regional do Senar/PR, Salvador José Stefano, os cursos oferecidos durante a Expoingá são uma importante forma de estimular o desenvolvimento da área agrícola. Ele acrescenta, ainda, que “o conhecimento gerado na feira pode ser um diferencial para técnicos e profissionais que querem melhorar o seu desempenho nas áreas em que atuam.”
Para a presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, a disseminação de conhecimento está entre as propostas da Expoingá, além de todo o estímulo que a feira promove aos negócios nos setores da agropecuária, indústria, comércio e entretenimento.

EVENTOS
Dentre os eventos da feira está também o “Encontro de Mulheres que fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro”, que vai contar com palestras de dez mulheres empreendedoras no agronegócio de Norte a Sul do País. A intenção do evento é propagar o trabalho que essas lideranças femininas vêm desenvolvendo e estimular a participação de mais mulheres nos negócios O evento acontece no dia 9 de maio e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.mulheresdoagronegocio2017.com.br.
Outro evento é o fórum “Internacionalização: vencer barreiras e ganhar mercados”. O fórum tem por objetivo repassar informações importantes para empresários interessados em alcançar os melhores resultados possíveis com a exportação de produtos. O evento vai ser no dia 10 de maio, numa realização do Instituto Mercosul em parceria com a Sociedade Rural de Maringá.
Já na Fazendinha, um dos espaços mais visitados da feira, uma novidade este ano o Lançamento do Prosolo, que tem por objetivo fazer com que o Paraná volte a ser referência no manejo do solo e na preservação e conservação de rios.
Eventos técnicos também estão previstos na programação da Fazendinha, como o encontro regional de horticultura, encontro de produtores de leite Macronoroeste, encontro regional de mulheres rurais, encontro regional de produtores de grãos e as oficinas “Como formar uma vaca eficiente” e “O Instituto de Florestas do Paraná e sua participação no Processo Madeira”. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na sede da Emater ou no Sindicato Rural de seu município.
Oficinas didáticas serão oferecidas na Fazendinha da Emater de 6 a 13 de maio. Os temas são variados e abordam desde a produção de frutas como morango e maracujá, degustação de café, cultivo de bananeira, até manejo de pragas e tecnologias para aplicação de agrotóxico. Os interessados devem fazer as inscrições pelo site: itambe@emater.pr.gov.br.
Para participar das palestras, cursos e workshops durante a Expoingá 2017 é necessário fazer a inscrição antecipada. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.expoinga.com.br ou pelo telefone (44) 3261-1700.

Advertisement
Advertisement