Farmácia 24h na Zona Sul

A Secretaria Municipal de Saúde inaugura nesta quarta-feira a farmácia 24 horas na Zona Sul de Maringá. A estrutura estará em funcionamento anexo à recepção do Hospital Municipal. O objetivo é atender os pacientes do hospital e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.

O projeto da farmácia pública 24 horas é considerado o único no Estado do Paraná. Essa é a segunda farmácia 24 horas do município. A primeira iniciou o funcionamento em 2013 na Zona Norte. Atualmente são atendidas no local 400 pessoas por dia. Com a inauguração da nova unidade, a estimativa no local é reduzir essa demanda.
Os medicamentos fornecidos, além dos controlados, são os mesmos dispensados nas unidades básicas de saúde como antibióticos, analgésicos, antitérmicos, entre outros. A diferença consiste em garantir ao paciente o medicamento na ocasião de sua maior necessidade, seja após às 18 horas, ou mesmo de madrugada e aos finais de semana.
O investimento feito para garantir o funcionamento da segunda farmácia 24 horas foi de planejamento e remanejamento de profissionais, não sendo necessário readequação estrutural. O espaço e o local de armazenamento já estavam disponíveis.
Para complementar as ações de planejamento de acesso aos medicamentos, mais UBSs estarão autorizadas a disponibilizar medicamentos controlados. Além das UBSs da Morangueira, Quebec, Iguaçu, Complexo de Saúde Mental, farmácia 24 horas da Zona Norte e Zona Sul, mais as unidades da Mandacaru e Pinheiros. (PMM)

Advertisement
Advertisement