Expressões populares

espírito de porco

Para nós, os mais velhos, em situações do dia a dia, muitas vezes nos lembramos de expressões populares de antigamente, como por exemplo ‘montar no porco’ e ‘espírito de porco’. O que significam?

Fomos buscar no dicionário informal e encontramos: 1. Montar no porco: Ir embora, puxar o carro. Exemplo: Monteiro não aguentou a encheção de saco do Bruno e resolveu montar no porco e sair batido.
JUma pessoa com ‘espírito de porco’ é uma pessoa cruel, ranzinza, que se especializa em complicar situações ou em causar constrangimentos. Mas de onde vem esta expressão? A origem vem dá má fama do porco, embora injusta, sempre associada a falta de higiene, à sujeira e – inclusive – à impureza, ao pecado e ao demônio, conforme alusões feitas no texto bíblico do Antigo e do Novo Testamento. As informações são do livro O bode expiatório, do professor Ari Riboldi. Segundo o professor, essa má fama foi reforçada no período da escravidão, quando nenhum dos escravos queria ter a tarefa de matar os porcos nas fazendas. Nessa época havia uma crença de que o espírito do porco ficava no corpo de quem o matava e o atormentava pelo resto de seus dias. Então, diz-se que quem comete crueldades está tomado por esse ‘espírito malévolo’.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement