Museu Esportivo participa do desfile de aniversário

museu

Com dezenas das mais representativas camisas de clubes profissionais e amadores da história do futebol da cidade, o Museu Esportivo participará, na próxima segunda-feira, 8, do desfile comemorativo dos 70 anos de Maringá.
Alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos vestirão as camisas de clubes tradicionais maringaenses do futebol de campo e do futsal.

Do futebol profissional estarão representados o Grêmio Esportivo Maringá, da década de 1960; Grêmio de Esportes Maringá de diferentes anos, inclusive a do título estadual de 1977; Galo Maringá, Maringá Atlético Clube, Águia e Maringá Futebol Clube atual e o de 1995. Do amadorismo: Serm, o time mais antigo, fundado na década de 1940; a camisa do uniforme utilizado por um grupo de maringaenses que ganhou o Guiness Book com a partida de futsal mais longa da história, em 2011; Esporte Clube Operário, Clube Esportivo Mandacaru, Maringá Clube, Country Club de Maringá, Associação Banestado, Comel, Valmar, Soesma, Galeria dos Esportes, Clube Olímpico de Maringá, Cofipa, Toyo Diesel, Valmar, CTG Rincão Verde, Casa Osten/Clube Teuto Brasileiro, Seleto Futebol Feminino, Grêmio Tiradentes do 4º BPM, Sesc Maringá e Ciagym.
O Museu Esportivo está promovendo desde novembro do ano passado a exposição itinerante Maringá Futebol Memória em órgãos públicos e empresas com a mostra de camisas, faixas, jornais e fotografias. Todo o material foi doado por esportistas e ex-atletas profissionais e amadores da cidade. “Estamos buscando resgatar a história do esporte maringaense e o futebol é o nosso primeiro passo. Os pioneiros que forem ao desfile, certamente, vão se emocionar, e os mais jovens vão começar a conhecer uma rica história de 70 anos através das camisas”, afirma o diretor do Museu Esportivo, o jornalista Antonio Roberto de Paula. “Acima de tudo, é uma homenagem aos jogadores amadores e profissionais da nossa cidade de todas as décadas”, completa.

Advertisement
Advertisement