Dupla coroa

vaca grandecampeã

A vaca R.M.B.B. Tipsy Attic 176, de 5 anos, brilhou dentro e fora da Pista de Julgamento Professor José Quirino dos Santos, do parque de exposições de Maringá. Na 45ª Expoingá, ela foi eleita a Grande Campeã da Mostra da Raça Holandesa e saiu vitoriosa no Torneio Leiteiro, Modalidade Nacional, com a produção de 157.350 quilos de leite, em nove ordenhas.

O proprietário da fêmea José Eduardo Brenner Barreto, de Apucarana, destaca que conquistar a dupla coroa é um fato inédito na vida dele. Também observa ter sido a primeira vez que ele ganha um grande campeonato em edições da Expoingá. Ele é um tradicional expositor do evento, mas estava ausente da Feira havia três anos. “Foi o dia da Tipsy”, ressalta. Além das duas vitórias, a vaca conquistou o Campeonato Cinco Anos, Melhor Úbere Cinco Anos e o título de Mérito Leiteiro Cinco Anos.
Barreto explica que o rebanho dele é mais voltado para a produção de leite e que a vitória da vaca o surpreendeu. “Fiquei surpreso. No entanto, foi gratificante ver o reconhecimento de quase três décadas de investimento”, afirma. Terceira geração de “leiteiros”, o avô foi o primeiro a ingressar na atividade, ele está no comando da propriedade de Apucarana desde 1990. Hoje, na fazenda, são retirados 900 quilos de leite, por dia. Até dezembro, a meta dele é chegar a três mil quilos, por dia.
Na 45ª Expoingá, Barreto também levou para casa o prêmio do Torneio Leiteiro, na Modalidade Aproximação. R.M.B.B. Purina Pontiac 73 foi a vaca que manteve a média mais próxima de quarenta quilos, durante as nove ordenhas da competição. “Era a minha única fêmea na Aproximação”, comemora. Ao todo 12 animais foram inscritos no Torneio. Cinco, na Nacional e, sete, na Aproximação.
Para o médico-veterinário, Cláudio André da Cruz Aragon, responsável pelo julgamento do Holandês, na 45ª Expoingá, os animais apresentaram alto padrão genético e muita qualidade. “Exemplares selecionados, que mostram a evolução da raça. As campeãs podem competir nas grandes exposições do gênero, realizadas no País”, frisa. Com cerca de 40 anos de atuação na Medicina-Veterinária, ele é juiz das raças leiteiras há duas décadas e meia.

Advertisement
Advertisement