Mostra de Nelore reúne 261 animais

nelore

O gado Nelore, presente na 45ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, impressionou o público visitante e o juiz, que avaliou os animais. A mostra da raça reuniu 261 exemplares – 185 fêmeas e 76 machos – e criatórios de oitos estados participaram do evento. São representantes do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Tivemos uma pista superior em qualidade e quantidade. O nível foi altíssimo. Com certeza, foi um marco para impulsionar o ranking nacional do Nelore”, avaliou o juiz João Marcos Cruvinel Machado Borges, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Foi a primeira vez que Borges julgou em uma edição da Expoingá. Filho do atual presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, ele diz ter o Nelore no sangue. Natural de Uberaba, a Meca do Zebu nacional, a família dele iniciou a seleção da raça em 1906.
De acordo com o juiz, a Expoingá, ao longos dos 45 anos de realização do evento, contribui de forma vital para “impulsionar, incentivar e disseminar” o melhoramento genético do rebanho. “É uma Exposição exemplar”, resumiu.
Para o diretor de Pecuária da Sociedade Rural de Maringá, entidade realizadora da Expoingá, Jucival Pereira de Sá, o fato de a prova ter sido ranqueada nacionalmente foi determinante para o número de animais inscrito e pela presença dos principais criatórios do País. “Fizemos um investimento e alcançamos um retorno acima do esperado”, frisou.

CAMPEONATO
Na Pista de Julgamento Professor José Quirino dos Santos, do parque de exposições de Maringá, o touro Luterano FIV Cass conquistou o Grande Campeonato da Raça. O animal é de propriedade de Cassiano Terra Simão. O Reservado Grande Campeão foi Donoto 139 FIV do Kalunga, da criadora Maria Cecília Brasil Menezes Garcia.
Entre as fêmeas, a vaca Mercedita FIV Cass, da CRL Agropecuária, sagrou-se Grande Campeã. A Reservada Grande Campeã foi Romenya FIV Kalunga, de Maria Cecília Garcia. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement