Expoingá supera expectativa de organizadores e expositores

Expoingá 2017

Terminou ontem a 45ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, considerada uma das melhores dos últimos anos. Na avaliação da Sociedade Rural de Maringá, realizadora do evento, e muitos expositores, a feira superou as expectativas.

“Nós vamos fechar os números esta semana, mas pelo balanço inicial dá para pensar que ultrapassamos nossas projeções, que previam uma comercialização aproximada de R$ 400 milhões”, avaliou a presidente da entidade, Maria Iraclézia de Araújo.
Da parte dos expositores, muitos ficaram satisfeitos com os negócios realizados, tanto nos segmentos de implementos agrícolas, automobilístico, comércio, indústria, diversão, quanto gastronomia. O diretor da New Agro, Mário Antônio Garibaldi Filho, disse, por exemplo, que a empresa gerou mais negócios que em outras feiras do Paraná das quais já participou este ano. No setor de gastronomia, Edson Feitosa, proprietário de uma barraca de cocada, confirmou aumento de 30% nas vendas de em relação à edição anterior.
Na pecuária, mais de 5,5 mil animais desfilaram pelo parque de exposições e o destaque foi a alta qualidade genética de bovinos e ovinos. Como observou o juiz da raça Nelore, João Marcos Machado Borges, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, “tivemos uma pista superior em qualidade e quantidade”. Segundo ele, o nível foi altíssimo. “Com certeza, um marco para impulsionar o ranking nacional do Nelore.”
Entre as quatro instituições financeiras participantes da feira – Banco do Brasil, BRDE, Caixa Econômica e Sicredi -, o balanço da feira está sendo fechado, mas há uma visão muito positiva da movimentação gerada. Numa avaliação preliminar, o presidente do Sicredi União, Welington Ferreira, disse que foi a melhor Expoingá que a cooperativa já participou.
A 45ª Expoingá atraiu um número expressivo de visitantes em todos os dias. O Museu do Videogame Itinerante foi uma das atrações que mais chamou a atenção. Milhares de pessoas passaram pelo local. Para o diretor do Museu, Cláudio Lima, foi um “público surpreendente”.
A Expoingá 2017 contou com 11 dias de programação, cerca de mil expositores, 5,5 mil animais, dezenas de cursos e eventos técnicos, oito shows de grandes cantores nacionais, mais de 70 atrações culturais regionais, seis eventos sociais e apresentou diversos lançamentos de produtos nas linhas de maquinários agrícolas, automotivo, indústria, comércio e serviços, além das novidades, como o Camarote Brahma e a PBR, maior companhia mundial de montaria em touro, responsável pela realização de três noites de rodeios, que fecharam a programação da feira.
“Foi uma Expoingá que demonstrou o quanto o segmento do agronegócio contribui para o desenvolvimento da economia do nosso País e região. Sem dúvida, uma grande vitrine para a exposição e comercialização de produtos”, concluiu a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement