Universidades! Ajustes e verdades, uma questão de opinião

Quadro Negro 12345

Em minha opinião faz-se necessária uma mobilização interna e externa no sentido de desmitificar algumas dúvidas e clarear a real importância atual e histórica da UEM para a região e para o Paraná. Vale lembrar também, que com certeza, ajustes são necessários e urgentes, mas tais ajustes deverão ocorrer simultaneamente e preferencialmente iniciando pelo Governo do Paraná. Apenas criticar a UEM, não é a saída,

precisamos da mobilização para evidenciar numa linguagem clara para toda a sociedade a inegável importância social, econômica da presença da Universidade, como produtora de resultados e um dos maiores orçamentos local circulante e que são de extrema importância para economia e desenvolvimento. Creio que a UEM, pode oferecer muito mais à sociedade, principalmente no campo da extensão universitária, ações que via-de-regra apresentam resultados mais rápidos, visíveis e utilizáveis.
Por vários fatores (determinações de órgãos financiadores) nem sempre em sintonia com as demandas da sociedade, a Universidade vem priorizando pesquisas que apresentam resultados mais demorados e nem sempre aplicados no curto prazo. Neste aspecto, defendo que a universidade e a comunidade reveja a possibilidade de intensificar as pesquisas por demanda visando atender problemas urgentes da sociedade, sem abrir mão da produção cientifica de médio e longo prazo e obrigatoriamente diagnosticar e respeitar as demandas da sociedade. Defendo que parte das pesquisas e das ações de extensão Universitária tem que ser planejadas com uma intensa participação da sociedade e não apenas como é a maior parte das pesquisas atualmente, onde cada Docente resolve fazer o que pensa e quer, sem necessariamente avaliar o real resultado, aplicação, benefícios e interesses daqueles que afinal pagam (os custos ou investimentos) das pesquisas. Outra abordagem, que precisa ser repensada urgente é a fraca infraestrutura das universidades paranaenses, por falta de investimentos racionais, associado á necessidade de otimização urgente dos poucos recursos humanos e físicos disponíveis. Como exemplo, posso citar a existência de cursos deficitários em diferentes Universidades e regiões que não se sustentam seja pela baixa demanda de alunos, alta evasão ou pela má qualidade oriunda da falta de estrutura física ou problemas na seleção e manutenção dos recursos humanos. Defendo que se faça uma readequação e otimização da distribuição de alguns cursos específicos, visando otimizar e concentrar os investimentos na qualidade da infraestrutura física e recursos humanos em vez de continuar a pulverizá-los, como creio ser atualmente.
Penso que se fizermos isto, a gente consegue com os mesmos recursos ou um pouco mais, oferecer condições de excelência de ensino, pesquisa e extensão compatíveis com os melhores do mundo e aí, titularemos e formaremos pessoas de fato. Precisamos criar mecanismos que oportunizem reais condições de ensino que permitam de fato, a associação do conhecimento, habilidades e atitudes, preceitos básicos à formatação da competência profissional e pessoal, que em minha opinião são frágeis na maioria das circunstancias praticadas nas Universidades Brasileiras, gerando uma inconformidade entre o saber e o fazer. Em fim, antes de só criticar, precisamos ter a humildade de fazer a meia culpa e ajudar a solucionar os problemas. É assim que penso!
________
(*) Luiz Gonzaga é Zootecnista e atualmente professor na Unicentro, em Guarapuava, que se formou na UEM, respeita e admira a instituição, mas entende que ela pode ser muito melhor e que esta é com certeza a vontade da maioria. Os governos passam, a UEM e seus resultados permanecerão e se multiplicarão, pensem nisto e critiquem menos e ajam mais em defesa da nossa universidade, patrimônio do Paraná.

Advertisement
Advertisement