Governador Beto Richa reage e diz que reitor da UEM mentiu e foi desonesto em declaração

Richa-iees

O governador Beto Richa recebeu reitores das universidades estaduais na noite de ontem no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para discutir a inclusão das instituições de ensino superior do Estado no sistema Meta4, que faz a gestão da folha de pagamento de todos os órgãos públicos estaduais. “Avançamos na negociação do fornecimento de informações por parte das instituições ao Estado e na criação de um grupo de trabalho para discutir a tão desejada autonomia universitária”, escreveu ele nas redes sociais, após uma foto com os reitores.
Ante, porém, como mostra o vídeo abaixo,

quando recebia deputados estaduais, o governador rebateu o professor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Baesso, a quem chamou de mentiroso e desonesto por querer jogar os alunos contra o governo do estado. “Foi escandalosa a sua declaração”, disse, reafirmando que o governo busca a transparência e, ao contrário do que afirmou o reitor, não quer fechar as universidades paranaenses.

O governo estadual mantém sete universidades. Destas, duas (UENP e Unespar) já estão incluídas no sistema e outras duas (UEPG e Unicentro) já haviam concordado em adotar a plataforma. Apenas a UEL, UEM e Unioeste ainda resistiam a aderir ao Meta4, sob o argumento de que isso poderia ferir a autonomia universitária. “Não há qualquer desejo de interferência na autonomia das universidades”, reforçou Richa. Segundo ele, um grupo de trabalho será formado para acompanhar esta questão.
Richa reforçou a necessidade de que todos os órgãos estaduais utilizem o sistema para que haja padronização na análise das despesas com a folha de pessoal. Além disso, há uma exigência do Tribunal de Contas do Estado para que isso ocorra o mais breve possível.

Advertisement
Advertisement