Benefícios a deputados

Assembleia da República

A propósito da discussão do fundo partidário (e pensar que é um paranaense quem sempre está à frente do aumento dos valores de dinheiro público destinado aos partidos políticos), um maringaense tem a atenção chamada pelos benefícios concedidos aos deputados portugueses.

A Assembleia da República tem 230 eleitos, que recebem alguns benefícios como imunidade parlamentar, obtenção e licença de porte de arma, livre trânsito, mesmo quando não em funções parlamentares, em locais públicos de acesso condicionado, prioridade de reserva de passagens aéreas, passaporte diplomático por legislatura, remunerações e subsídios (aqui) que incluem ajuda de custo por dia de presença aos que residem fora de Lisboa, duas passagens de avião por mês e 0,36 €/km (direito a uma viagem para casa por semana).
Uma diferença considerável é que não há residência oficial – ou seja, quando o partido não cede local para moradia o custo sai dos vencimentos dos parlamentares, algo em torno de R$ 12,6 mil mensais. Os assessores dos deputados são contratados via concurso.

Advertisement
Advertisement