Três disputam o aterro

As paulistas Cavo e a Constroeste e a maringaense Pedreira Ingá participam da licitação para contratação de empresa especializada em aterro sanitário para destinação final de resíduos sólidos domiciliares e comerciais. Após a abertura dos envelopes da documentação de habilitação na manhã de hojea, os participantes consultam as documentações dos concorrentes para questionamentos que serão analisados pela comissão da licitação.

Após a análise da comissão e habilitação das empresas o processo segue para a abertura dos envelopes da proposta de preços que define a vencedora da licitação para o período de 12 meses, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses. Nessas fases as empresas podem recorrer.
O aterro deverá ter uma condição de vida útil, capacidade licenciada e instalada superior a 4.750 toneladas mensais por lote e período de no mínimo cinco anos. A administração terá acesso a relatório diário de pesagens, de forma online, por sistema de videomonitoramento em tempo real das pesagens dos caminhões.
Entre outros requisitos, está a necessidade de impermeabilização com materiais naturais e revestimento sintético, sistema de drenagem de chorume e gás, compactação e cobertura diária dos resíduos depositados, sistema de drenagem de águas superficiais e de monitoramento das águas subterrâneas.
A prestação de serviço da empresa contratada terá início no dia 1º de agosto, data em que a administração retomará o serviço de coleta com a estimativa de economia para os cofres municipais de R$ 20 milhões anuais.
Para retomar a coleta de lixo a Secretaria de Serviços Públicos calcula que até julho os 15 caminhões adquiridos em Santa Catarina por meio de licitação estejam em Maringá e os cinco caminhões próprios reformados. 180 servidores realizarão a coleta. (PMM)

Advertisement
Advertisement