Sem autorização, casamento de deputada estadual altera fachada de prédio histórico de Curitiba

Palácio Garibaldi

De Carolina Werneck, na Gazeta do Povo:

Patrimônio histórico do Paraná desde 1988, o Palácio Garibaldi, no São Francisco, está há dez dias sendo “escondido” para a festa de casamento da deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros (PP). Sem autorização da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado, estruturas de metal seguem sendo instaladas na frente, laterais e fundos do local.

De acordo com o artigo 15 da Lei Estadual 1.211/53, que dispõe sobre o patrimônio histórico, artístico e natural do estado, não é permitido “na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes” sem autorização da Divisão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná. A pena determinada pela legislação é de que se retire o objeto e se aplique multa de 50% do valor do mesmo. Para Rosina Parchen, ex-chefe da CPC do Paraná, essa é uma lei que regulamenta a “área envoltória do local. Acontece que a estrutura em questão está dentro de um bem tombado. Não se pode admitir que se construa uma coisa dessas proporções para um evento na frente de um bem tombado, mesmo que seja temporária”.
Por meio da assessoria, a CPC informou que só na tarde desta sexta-feira (7), a Sociedade Garibaldi fez o pedido de autorização da obra junto ao órgão. “A CPC vai mandar técnicos ao edifício na segunda-feira (10) para constatar se houve danos ao patrimônio”, diz a assessoria. Caso seja constatado que nenhum dano foi sofrido pelo imóvel, a autorização deve sair até a próxima quarta-feira (12). Se, ao contrário, os técnicos verificarem que o edifício foi danificado, a estrutura deverá ser desmontada. Questionada sobre a rapidez com que o pedido está sendo analisado, a assessoria disse que o procedimento, nesses casos, é sempre rápido.
De acordo com o presidente em exercício da Sociedade Garibaldi, proprietária do edifício, a estrutura vai cobrir todos os lados do local. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
De acordo com o presidente em exercício da Sociedade Garibaldi, proprietária do edifício, a estrutura vai cobrir todos os lados do local. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
De acordo com Cliceu Luis Bassetti, presidente em exercício da Sociedade Garibaldi, que é proprietária do palácio, a intervenção feita ali não tem autorização da Divisão. O casamento da deputada, que também é filha da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), será realizado na próxima sexta-feira (14). Mas os preparativos do lado de fora do palácio já começaram há dez dias, no dia 28 de junho, segundo Bassetti. Ele explica que foi necessário montar essa estrutura porque o número de convidados do evento excede a capacidade de público do palácio. “É o casamento de um associado que se propôs a fazer essa cobertura no estacionamento para acomodar os convidados. Mas a estrutura vai ser desmontada logo depois da festa. A festa é no dia 14, dia 17 já não tem mais nada ali.” Alguns operários que trabalhavam na obra na manhã desta sexta-feira (7), no entanto, afirmam que o prazo para o desmonte é quase igual ao da montagem. “Vai levar uma semana, dez dias”, disse um deles.
Outras ações também causaram estranhamento. Na manhã desta sexta-feira (7), por exemplo, um funcionário pintava o portão do edifício tombado. Questionado sobre esse detalhe, Bassetti alega que a pintura faz parte de um restauro que já vinha sendo feito no local. “Estamos com um projeto de restauração de todo o patrimônio em estudo no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).” Leia mais. Leia mais. (Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo)

Advertisement
Advertisement