Pernambuco reclama

De Mateus Coutinho e Marcelo Rocha, da coluna Expresso, no site da revista Época:

Políticos pernambucanos estão possessos com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, por querer levar para o Paraná, seu estado, um empreendimento para a produção de hemoderivados. Segundo eles, o projeto esvazia outro: uma fábrica da Hemobrás em Pernambuco que já consumiu quase R$ 1 bilhão em investimentos do governo federal.

Deputados da bancada pernambucana expuseram a situação a ministros do Tribunal de Contas da União, incluindo os conterrâneos Ana Arrais e José Múcio. Barros tem planos de lançar a mulher, Cida Borghetti, candidata ao governo paranaense em 2018.

Atualização:
Após a publicação da notícia, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde encaminhou a seguinte nota:
O Ministério da Saúde informa que está em discussão proposta para dar seguimento à fábrica da Hemobrás e outros projetos de produção de hemoderivados no país. Assim, cabe ressaltar que os investimentos na empresa em Pernambuco continuarão.
A proposta em discussão, apresentada pela Tecpar, prevê a realização de um consorcio entre o laboratório paranaense, o Instituto Butantan e a Hemobrás. O objetivo da medida é garantir o fornecimento desses produtos no país, usados no tratamento de doenças como hemofilia. O Ministério da Saúde informa ainda que está buscando uma solução para a política de sangue do país, levando em consideração todos os investimentos públicos já realizados até o momento.

Nota da Redação: EXPRESSO mantém o que publicou.

Advertisement
Advertisement