Sugestão e autossugestão

A vida é um amontoado de sugestões que a alma recebe e transmite e são capazes de erguer pessoas, como destruir vidas, de erguer nações, assim como desmoralizá-las.
Um livro, podemos dizer, é uma sugestão que se divide em milhões. O escritor tem um poder grandioso de sugestionar, às vezes, até nações, como a própria história nos fez entender.

Um general comanda sua tropa pela sugestão. Os padres, pastores e mesmo os políticos usam com abundância essa força poderosa da palavra oral e escrita.
Tenhamos cuidado na análise do que ouvimos e lemos. Há falsos projetos, como disse Jesus, e políticos oportunistas, mentirosos, que querem nos enganar com discursos, alguns facilmente desmentidos, por simples pesquisas e um mínimo de inteligência.
Sejamos melhores, começando pela autossugestão, acreditando em nós mesmos e, se tivermos que sugestionar alguém, que seja para o bem, com a verdade prevalecendo sempre. Este é o caminho. Para os que acreditam na vida eterna, é questão de inteligência. Para os que não acreditam, a vida dá muitos exemplos de que a verdade mais cedo ou mais tarde aparece. Que enganar, roubar, acaba mal. Que a impunidade está deixando de ser regra no Brasil.
Esta é a nossa sugestão, com este texto que adaptamos do livro Cura-te a ti mesmo, de João Nunes Maia.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement