Carta ao ministro da Saúde

O médico Newton Lemos, de Betim (MG), postou a seguinte missiva em sua página no Facebook:

“Senhor Ministro da Saúde Ricardo Barros,
Bati meu ponto hoje às 07:01h para começar a fingir que trabalharia no plantão;

Consegui parar duas vezes: 20 minutos para almoçar (superei a Reforma Trabalhista do seu patrão transilvânico) e outros 15 minutos para um café com bolo por volta das 16hs (trouxemos o bolo de casa viu?).
No restante do fingimento, realizamos muitos atendimentos clínicos e cirúrgicos, vários deles de urgência. Serviços de urgência do SUS são assim: abarrotados de gente necessitada e negligenciada por autoridades ministeriais que falam pelos cotovelos.
O ponto de saída foi batido eram quase 20hs. Fingimos atender dois casos simultâneos de urgência, um às 18:32 e outro às 18:56. Urgência em saúde não marca hora para acontecer e não está nem aí para sua preocupação com o ponto biométrico. Just happens…
Como eu e meus colegas honramos nossa profissão, fingimos ter resgatado essas vidas preciosas do risco de morte. Elas são nossas testemunhas, caso queira fazer um “fact checking”. Afinal de contas, o senhor não é obrigado a acreditar em trapaceiros dissimulados.
Agora volto para casa, esgotado depois de fingir o dia todo. Vou parar na padaria e comer alguma coisa antes de descansar. Nunca imaginei que fingir cansasse tanto.
Haja fingimento para carregar o SUS nas costas”. (Via Blog do Praxedes)

Advertisement
Advertisement