X Congresso do Sismmar

Mais de 300 servidores municipais de Maringá – entre delegados, suplentes e observadores –, além de convidados, são aguardados para o X Congresso do Sismmar. Realizado a cada quatro anos pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá, o evento começará nesta sexta-feira, às 19h, e prosseguirá no sábado, das 8h às 18h, na Escola Municipal Osvaldo Cruz (rua Octávio Periotto, 176, Centro).

Com o tema “Trabalhador(a): É hora de unir forças”, o congresso definirá o plano de ação do sindicato até 2019. Elaborado pela atual diretoria do Sismmar, o plano reflete a preocupação com a categoria quanto às demandas trazidas pelos trabalhadores ao sindicato. “Os mais de 250 delegados serão divididos em seis grupos para discutir e apresentar propostas que serão incorporadas no plano de ação do sindicato. Esse é o objetivo principal do congresso”, explica Iraídes Baptistoni, presidente do Sismmar.
Entre outros objetivos do congresso estão a análise das conjunturas internacional, nacional, estadual e municipal; da conjuntura política e organizativa da classe trabalhadora; a análise da real situação da categoria; e a discussão de alterações do Estatuto do Sismmar.
“A análise de conjunturas é outro ponto importante porque, com as reformas, a gente precisa saber como fica a situação do País e como isso pode afetar as demandas dos servidores”, diz Iraídes. “Com a reforma trabalhista, por exemplo, vamos perder muitos dos direitos que temos hoje”, acrescenta.

PALESTRAS
O X Congresso do Sismmar será marcado por várias palestras. Nesta sexta, o secretário nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roni Anderson Barbosa, abordará o tema “Análise de Conjuntura Internacional e Nacional”. Na sequência, o secretário-geral da CUT/PR, Márcio Kieller, falará sobre a “Análise de Conjuntura do Paraná”; e o deputado Enio Verri (PT) sobre as “Lutas da Classe Trabalhadora no Brasil”
No sábado, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cambé e Região, Carlos de Melo, ministrará palestra sobre “A importância de um sindicato forte e unido para as lutas”. Em seguida, haverá apresentação de tese do congresso, debates, trabalho em grupos e plenária final.

Advertisement
Advertisement