Força-tarefa mais que dobra
liberação de construção civil

Força-tarefa da Secretaria de Planejamento de Maringá ampliou em mais de 100 % o total de metros quadrados autorizados ou regularizados para construção civil no município. Se em maio o número foi de 58.085, em junho alcançou os 121.027, número superior, inclusive, ao de 74.066 de maio de 2016, mês com mais liberações no primeiro semestre desse ano. A informação é da prefeitura municipal.

Para força-tarefa foram remanejados e contratados novos servidores, que trabalham em sistema de revezamento cumprindo até 10 horas a mais por semana. A expectativa é que até setembro a liberação de processos volte a normalidade e seja realizada de 7 a 10 dias. Atualmente o prazo é superior a um mês.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Celso Saito, destaca que a redução de cargos comissionados, aposentadorias, além de problemas com software no final de março, sendo retomado atualmente, resultaram na morosidade no processo e na queda de liberações e autorizações nos primeiros meses.
Somado a esses fatores estão ainda as alterações, a partir de 30 de junho, das regras do programa Minha Casa Minha Vida – até então pessoas físicas poderiam construir – o que levaram muitas pessoas a anteciparem e protocolarem os processos na prefeitura.

Advertisement
Advertisement