‘Cidade Canção’, Maringá quer ser líder em estilo de vida, diz reportagem do Valor Econômico

Ulisses

O jornal Valor Econômico traz mais um daqueles perfis sazonais da grande imprensa sobre Maringá, falando de suas peculiaridades, mas principalmente das diferenças em relação a outras cidades brasileiras. O texto, de Ligia Guimarães, diz que Maringá “é um raro caso de município que tem dinheiro sobrando”.
A reportagem cita os de sempre – Acim, Codem, Jefferson Nogaroli e Eurogarden -, mas ouve também a professora Ana Lúcia Rodrigues. “A lógica do desenvolvimento de Maringá continua a mesma do surgimento: loteamento imobiliário ancorado na imagem de cidade planejada”.

Todos os dias, 39 mil pessoas se deslocam das cidades-dormitório mais pobres para trabalhar em Maringá, porque não conseguem bancar o estilo de vida maringaense.

Grafico

“Maringá é fantástica. Mas só conseguimos essa qualidade de vida segregando as cidades do entorno”. O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis (PT), cita o exemplo do Complexo Penitenciário de Maringá, que fica bem na divisa da área residencial de Paiçandu, gerando ônus, sem contrapartida. ‘Os recursos vão todos para a cidade pólo”, queixa-se. Leia o texto na íntegra aqui.

Advertisement
Advertisement