Homenagem ao Dia dos Pais

Memorial Dia dos Pais

Os pacientes internados no Hospital Memorial Uningá, em Maringá, estão recebendo orientações de auto-alongamento e quick massage durante toda esta semana. A ação é direcionada aos pais internados e acompanhantes para tornar o menos estressante e mais humanizada possível a permanência de ambos no ambiente hospitalar.

Essas práticas são aplicadas e acompanhadas pelos fisioterapeutas e supervisores de estágio da professora Fernanda Chagas Bueno e professor Luis Fernando Aguera.
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora doutora Emília Maria Kempinski, o internamento gera desgaste físico e emocional para ambos. “O autoalongamento e a quick massage ajudam a reduzir o estresse e traz mais qualidade de vida a esses pacientes e acompanhantes”, avalia.
Entre os benefícios estão o alívio da tensão muscular, a melhora da circulação sanguínea e da disposição e ajuda a prevenir os sintomas comuns de situações de estresse: dores de cabeça, insônia, irritabilidade, ansiedade e depressão. A atividade desta semana faz parte das ações voltadas à qualidade, humanização e inovação no atendimento aos pacientes priorizados pela médica anestesiologista e diretora técnica do hospital, Raquel Gobbi de Oliveira.
O Memorial é o hospital-escola referência para o internato acadêmico do curso de Medicina da Uningá e conta atualmente com 56 leitos para internamento clínico-cirúrgico pelo SUS, incluindo seis leitos de UTI. Com as adaptações que estão sendo feitas desde maio deste ano, esse número será ampliado para 90 leitos, sendo 10 deles para UTI humanizada e cinco salas cirúrgicas até o final deste ano. A meta é realizar 250 cirurgias por mês, eletivas (agendadas) e emergenciais. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement