Temer agiu para não levar
carimbo de esvaziar Hemobrás

De Renata Bezerra de Mello, da FolhaPE:

Para o presidente Michel Temer, o carimbo que seu governo deixaria em Pernambuco, caso o ministro da Saúde, Ricardo Barros, concretizasse seus planos de construir uma fábrica de hemoderivados em Maringá (PR), não seria bom. Restaria ao peemedebista a marca de ter esvaziado a Hemobrás. A ministros e deputados, o chefe do Planalto já havia garantido, em conversas particulares, que Barros não avançaria sem o seu aval.

Não à toa, ao se reunir com a bancada pernambucana, na noite de ontem, o titular da Saúde fez questão de grifar que a decisão de iniciar a construção de uma fábrica de Fator VIII recombinante, em Goiana, foi “política”, tomada a pedido de Temer, informação que o ministro também fez questão de grifar na nota que assinou, ontem, anunciando o recuo nos planos de erguer a referida fábrica no Paraná, seu reduto eleitoral.
Em junho, Ricardo Barros chegou a determinar, via ofício, a suspensão da parceria com a Baxter/Shire. A medida foi lida por deputados pernambucanos como uma movimentação do ministro, “correndo” em favor de proposta da Octapharma para a construção de fábrica no Paraná. Leia mais.

Advertisement
Advertisement