Um novo Podemos?

Podemos

A confirmação de Joel Malucelli como presidente do Podemos no Paraná pode significar, de vez, a filiação do empreiteiro Edenilso Rossi e certamente sua pré-candidatura a deputado federal. Malucelli e Rossi são amigos.
E pode, também, significar Homero Marchese no comando do partido em Maringá

– embora hoje, devido à repercussão dessa possibilidade, divulgada neste modesto blog na semana passada, ele seja considerado fora carta do baralho.
O que une Marchese e o novo presidente estadual do Podemos? Explicamos.
De acordo com depoimento prestado à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, em maio de 2000, o então prefeito Jairo Gianoto arrendou o Departamento de Jornalismo da TV Maringá (Band), que pertence ao empresário curitibano e suplente do senador Alvaro Dias. Em maio daquele ano a afiliada da Rede Bandeirantes tirou do ar o telejornal “Maringá em Pauta”, veiculado das 19h às 19h30, e colocou no lugar o “Band Cidade”, apresentado por dois jornalistas, destinado a entrevistas e reportagens sobre os atos administrativos de Gianoto – que era chamado de “Bigodudo” em outro programa da emissora. O grupo ligado ao então prefeito arrendou o horário por R$ 50 mil mensais, mais a metade do faturamento no horário local. A estimativa à época era de que arrecadava-se com o horário cerca de R$ 70 mil mensais.
O arrendamento do jornalismo da emissora de televisão pelo grupo político de Gianoto foi tema de reuniões e discussões no Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, porque ofendia o direito de informação da comunidade. O diretor-geral da emissora era, e ainda é, Vicente Malucelli, diretor também do Metro Maringá. O arrendamento era feito pela Nossa Propaganda, que detinha a propaganda da câmara e da prefeitura. O idealizador do arrendamento foi o jornalista Ézio Ribeirete, que assessorou o vereador Homero Marchese até tempos atrás.

Advertisement
Advertisement