Encontro de psicanálise discute
a morte e a vida na atualidade

A Regional Maringá da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo promoverá, de 24 a 26 próximos, o X Encontro das Seções Regionais com o tema “Morte e Vida na Contemporaneidade”. Nos três dias de encontro serão debatidas questões sobre o significado da vida na atualidade, as maneiras como as pessoas lidam com a morte e discussões relativas ao luto. Na programação dos dias 24 à noite e 25 pela manhã, a entrada será um quilo de alimento – a arrecadação será revertida ao Provopar de Maringá.

A pré-abertura do encontro acontecerá no dia 24, às 19h30, na Câmara Municipal. Em seguida, às 20h, haverá a primeira conferência, com o tema “Poesia e Psicanálise: Criação, Sonhos e Realização Estética”.
Nos dias 25 e 26, o evento acontece no Teatro Calil Haddad, a partir da 8h. Entre os temas que serão abordados nas diversas mesas de conferência e palestras estão: Poesia e Psicanálise: Criação, Sonhos e Realização Estética, A Morte da Morte, A Morte por engano, Compondo as Marias nas lendas, Mitos e Psicanálise, As Contradições da Sobrevivência humana e Morte, Vida e Intimidade em Psicanálise, entre outros.
“São vários trabalhos dos psicanalistas que vão se apresentar”, explica a psicóloga e psicanalista Soledad Ferdinandi, uma das organizadoras do encontro e representante de Maringá no evento. “Serão tratados temas científicos, desde psicanálise, arte, filosofia e outros que permeiam a morte na contemporaneidade. São vários olhares, que englobam até mesmo a música, o cinema, a poesia…”. Também serão apresentados trabalhos científicos e haverá lançamento de livros relacionados à área.
Para participar é necessário se inscrever no site do evento. Soledad ressalta que a participação é aberta a todos, mesmo para quem não tem formação em psicologia ou é psicanalista. “É um tema com muitos desdobramentos e com interesse multidisciplinar”, afirma a psicóloga. (PMM)

Advertisement
Advertisement