‘Estão lá para garantir seus negócios e destruir o SUS’

A vaia estreptosa ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, na última sexta-feira, em Brasília (DF), “foi uma manifestação bastante forte e significativa”. na avaliação da médica Ana Costa, ouvida por Conceição Mendes, no site Viomundo. Foi na abertura da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e deve entrar para o Guinness como a mais longa vaia feita a um político brasileiro. Postadas de costas, a maioria das 1.800 delegadas de todo o Brasil exigiu que Ricardo Barros saísse da mesa e vaiou-o durante os 10 minutos.

De acordo com Ana Costa, “ali estavam delegadas representantes das usuárias, dos trabalhadores e gestores do SUS, marcando que não concordam com o que ele vem fazendo com a saúde”.
“Ele falou muito sobre a ampliação de kits de exames, de ofertas de exames no SUS. Interessante, não?! Só que nós sabemos muito bem que essa incorporação de novas tecnologias está muito mais associada aos negócios dele do que a necessidades epidemiológicas que justifiquem. Não que o SUS esteja completo em relação à oferta de tecnologias e de insumos. Mas nesse contexto não é possível aplaudir a incorporação da vacina X, do exame Y sem entender que isso mais serve ao projeto de negócio do ministro”, comentou.Leia mais.

Advertisement
Advertisement