Brinco da Vila será entregue, revitalizado, no final de semana

Brinco da Vila

Acontece neste final de semana a festa de entrega oficial das obras de revitalização do Complexo Esportivo e Cultural Brinco da Vila, localizado na Vila Operária. O evento faz parte das festividades comemorativas aos 70 anos de Maringá.

Conforme programação elaborada pela diretoria de Turismo e Entretenimento – da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico -e pela Secretaria de Cultura, as atividades terão início às 19h de sábado, 26, com a celebração de uma missa na Igreja São José Operário. Em seguida, às 20h, haverá um jantar festivo dos 70 anos, promovido pela Associação Comunitária, no Salão Paroquial da Igreja São José Operário.
No domingo, 27, às 10h, tem início o desfile cívico-militar, que reunirá a participação de alunos e fanfarras de escolas do bairro, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra na Avenida Paissandu, em frente ao Estádio Brinco da Vila.
Para as 11 horas está previsto o ato oficial de reinauguração do Complexo Esportivo e Cultural, com a presença do prefeito Ulisses Maia e demais autoridades do município.
Para o período das 13h às 17 horas está programado o “Espaço RPC no Brinco da Vila”, com muitos brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.
Ao mesmo tempo, o público presente poderá visitar a exposição fotográfica e memorabília itinerante “Eu Amo Maringá”, conhecer o espaço gastronômico com Food Truck e a Feira das Flores ou, ainda, ir até a tenda de serviços da Prefeitura, onde poderá realizar exames rápidos de saúde, fazer cadastro único, receber atendimento no Procon Móvel, fazer corte de cabelo, maquiagem e conhecer métodos de prevenção anti-drogas.
Para os desportistas, às 15h será realizado o jogo de futebol entre Veteranos do Grêmio contra os Amigos da Vila Operária no Estádio Brinco da Vila.
A festa será encerrada às 19h com um culto em ação de graças na Igreja Betesda – que fica na avenida Riachuelo, 682, na Vila Operária.

REVITALIZAÇÃO
Os trabalhos de revitalização do estádio e demais instalações do Complexo Esportivo e Cultural Brinco da Vila foram executados por uma empresa de Curitiba, vencedora da licitação para execução das obras, sob coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).
No período de oito meses foi feita a readequação do gramado do campo de futebol e de futebol suíço do complexo, que receberam adubação e troca de grama para a variedade “Mato Grosso”. As dimensões do campo de futebol foram aumentadas em 40m² para se adequar às medidas oficiais da Fifa, que estabelecem 105 por 68 metros quadrados.
A Academia da Terceira Idade ganhou novos aparelhos e o muro de palanques, do tipo “palito”, foi refeito e recebeu nova pintura em toda a extensão do quadrilátero.
Também foram reformadas as instalações do prédio que sedia a parte administrativa e os projetos sociais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além das áreas da academia de ginástica e do restaurante, que ganharam rampas de acessibilidade.
O atual Brinco da Vila – antigo estádio da Vila Operária – já foi sede do Esporte Clube Operário, equipe que brilhou no futebol maringaense representando o bairro no Campeonato Amador do município entre os anos de 1950 e 1980.
Também foi sede e campo de treinamento do saudoso Grêmio de Esportes Maringá nas décadas de 1970 e 1980. O estádio tem importância histórica para a cidade, está próximo ao centro e é um patrimônio público de Maringá.

Advertisement
Advertisement