Construtora maringaense é citada em delação de Silval Barbosa

Silval-Wellington

Na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), do Mato Grosso, que resultou nos vídeos de políticos recebendo propina, foi citada uma empresa maringaense.
De acordo com o Midia News, deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), o “Nininho” (dir.), teria pagado propina, em 2011, ao então deputado federal e atual senador Wellington Fagundes (PR, esq.), a título de “retorno” de pagamentos recebidos pela sua construtora nas obras do programa de pavimentação de rodovias “MT Integrado”.

O alegado esquema foi detalhado pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB), em sua delação à Procuradoria Geral da República, homologada no dia 9 de agosto pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal.
O texto de Lucas Rodrigues diz que o programa, lançado na gestão Silval, previa investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão para pavimentação de dois mil quilômetros de estradas em Mato Grosso. Do montante, cerca de R$ 700 milhões foram executados no mandato do ex-governador. Segundo ele, quando as obras foram iniciadas o então deputado federal Wellington Fagundes o procurou dizendo que a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana, atual Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), responsável pelas obras, pertencia ao PR em razão de “acordos políticos realizados na época da campanha”.
De acordo com Silval, além da pressão de órgãos como o Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa, Wellington Fagundes também passou a exigir o recebimento de vantagens indevidas da secretaria.
“Eu conversei com Wellington Fagundes e ficou acertado com ele que eu permitiria que o Cinésio repassasse para o Wellington Fagundes um percentual dos valores repassados pelo Estado para as seguintes construtoras, quais sejam: Construtora Sanches Tripoloni, Construtora Equipave, Construtora Tripoli, pertencente ao deputado estadual Nininho, e mais uma construtora que agora não me recordo”. Leia mais.

Advertisement
Advertisement