Flim: sete confirmados

Mais três nomes entram para a agenda da 4ª Festa Literária Internacional de Maringá, que será realizada de 26 a 29 de outubro. Cristiane Costa, Cintia Alves e Frederico Barbosa reforçam o time onde já constam Luiz Ruffato, José Roberto Walker, Gero Camilo e Antonio Nóbrega.

O secretário de Cultura, Rael Toffolo, explica que a escolha de atrações para o evento busca a diversidade, de forma a tornar a festa literária mais interativa.
“A programação terá um caráter mais participativo, dinâmico, onde o visitante não seja apenas um expectador passivo, mas que seja estimulado a participar das atividades”, explica o secretário. O evento será realizado num grande pavilhão instalado no Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura), palco não apenas para a exposição de livros, mas também de uma diversificada programação de atividades culturais que se conectam com a literatura..
A jornalista Cristiane Costa, doutora em Comunicação, é autora de ‘Sujeito Oculto’, livro lançado em 2014, beneficiado com o Bolsa Petrobrás de Criação Literária. A obra, influenciada pela cultura do remix, apresenta trechos de Machado de Assis, Jorge Luis Borges e Gustave Flaubert – e até do astrólogo Quiroga. Cristiane Costa também é autora do livro de não-ficção ‘Pena de Aluguel’ e do infanto-juvenil ‘Amor sem Beijo’.
Cintia Alves é autora do livro ‘Poemas e outros Bichos’ e premiada dramaturga. Além do Troféu Mambembe, criado em 1977 pelo Ministério da Cultura, a escritora recebeu o prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem e prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes. Em 2012 recebeu o Prêmio de Montagem do Festival da Cultura Inglesa para o espetáculo ‘Fora do Bumbo’, que trata com humor e delicadeza o tema diversidade. Na Flim, participará de oficina de inclusão de públicos especiais nas artes, especialmente literatura e teatro.
Frederico Barbosa é poeta e criador da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Grande incentivador de saraus e dos coletivos de poesia e literatura, formato de eventos culturais que ganham cada vez mais representatividade. Durante a Festa Literária de Maringá, Frederico Barbosa vai falar
sobre a importância destes movimentos literários que surgiram fora do cenário público e de outros temas relevantes para coletivos e grupos de leitura. (PMM)

Advertisement
Advertisement