Programação encerrada

Nesta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Maringá encerrou a programação da semana ‘Pátria é Cidadania’. Pela manhã, os alunos e professores dos Colégios São Francisco Xavier e Gerardo Braga assistiram a palestra “Brasil: da formação do Estado Nacional ao Passivo Social”, com o professor e radialista Gilson Aguiar, âncora da CBN Maringá.

Mestre em História e ex-professor de cursinho, Aguiar administrou o encontro com os adolescentes como um bate-papo. “Antes de iniciarmos a conversa, quero deixar claro que não sou pessimista. Amo muito o Brasil e tenho certeza que vivemos o melhor período da nossa história porque estamos nos deparando com a verdade. Ela dói mesmo, mas nos faz aprender e crescer”.
Para explicar quem é o brasileiro e a origem da crise política, econômica e moral que nos surpreende, diariamente, Aguiar relatou fatos históricos desde a colonização portuguesa e a mistura entre as culturas europeia, africana e indígena. “Somos uma nação única, resultado da escravidão dos africanos, genocídio de indígenas e a política do patrimonialismo. Por isso, não podemos nos comparar a qualquer outro País como, por exemplo, Estados Unidos ou Japão. Cada um surgiu com suas particularidades e possui uma identidade própria”, continuou o radialista, buscando a atenção dos espectadores pelo vocabulário e tiradas extrovertidas.
À noite, os estudantes que compõem o Parlamento Jovem reúnem-se, no Plenário da Câmara, a partir das 19 horas, finalizando a programação da Semana da Pátria. (CMM)

Advertisement
Advertisement