Vamos acabar…

Dinheiro

…com o dinheiro em espécie. Já há algum tempo venho pensando em algo radical que seria a completa extinção do dinheiro em papel e moeda, no Brasil, e quem sabe no planeta.
A ideia surgiu a partir das explosões de caixas eletrônicos, em boa parte das pequenas, e algumas grandes cidades. Hoje praticamente todos os trabalhadores e aposentados recebem por crédito em conta corrente.

Todos têm cartão. Quase todos os comerciantes têm ‘maquininha de cartão’. Pouco usado, mas ainda sobrevive o cheque. Então, para que precisamos de dinheiro vivo. Sem dinheiro em espécie Geddel não teria acumulado R$ 50 milhões (vai saber quantos milhões estão escondidos na mesma situação). Se não for assim, poder-se-ia criar uma nova CPMF, ainda que com alíquota simbólica para que a receita federal tivesse controle sobre todos os débitos em contas corrente e poupança. Qualquer saque, em espécie, acima de R$ 1.000,00, enquanto não se extingue o papel moeda, teria que ser informado ao Coaf e Receita Federal, que verificariam a origem dos recursos, num verdadeiro pente fino. Vamos acabar com situações com a que presenciamos ontem no apê de Geddel.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement