MP-PR denuncia 34 políticos

O Ministério Público do Paraná apresentou denúncias contra 34 políticos do estado por uso irregular da gráfica da Assembleia Legislativa. De acordo com os promotores, em 2010, os políticos usaram a estrutura para imprimir milhares de mensagens a eleitores, desde cartões de Natal até livros de poesia, com o objetivo de promoção pessoal.

O caso foi descoberto em 2010, na mesma época em que o MP-PR investigava as denúncias da série de reportagens Diários Secretos, que desvendou um esquema de contratação de funcionários fantasmas na Assembleia. As nomeações de funcionários eram publicadas em diários oficiais com circulação restrita, aos quais ninguém tinha acesso.
Na época, o MP-PR fez uma operação dentro da gráfica da Assembleia e apreendeu uma série de materiais. Entre eles, estavam as mensagens, livros e outros itens que tinham sido impressos a pedido dos parlamentares.
Dentre os 34 denunciados, 17 ainda ocupam cadeiras no Legislativo paranaense. O MP-PR não divulgou os nomes deles. Os processos ainda não foram aceitos pela Justiça e nenhum dos parlamentares virou réu. As ações buscam a condenação por improbidade administrativa. Os promotores também querem que eles devolvam o dinheiro gasto com esses materiais.
O prejuízo, de acordo com o MP-PR foi milionário. Apenas um dos denunciados gastou, nos últimos sete anos, quase R$ 1,5 milhão, para imprimir 462 mil cartões de Natal e de aniversário.
A gráfica da Assembleia foi fechada em 2011, depois das denúncias da série Diários Secretos. Em nota, a Procuradoria da Assembleia Legislativa informou que ainda não foi notificada sobre nenhum processo citado na reportagem. (Via G1 PR)

Advertisement
Advertisement